sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Violência nas Estradas!!!

No Brasil entre 35 e 40 mil pessoas morrem por ano no trânsito. Quase meio milhão ficam feridas. E a cada feriado vem mais um triste balanço de acidentes nas estradas do país.

Como evitar as mortes nas rodovias brasileiras? Maria Beltrão debate o assunto com o pesquisador Moacyr Duarte, da Coppe/UFRJ, e com David Lima, especialista em segurança do trânsito.

Pra mudar esse quadro de acidentes é preciso investir nos 3 E's: Educação (informação para o motorista), Engenharia (criar um espaço seguro pra circulação das pessoas, dos automóveis - Tem muita sucata andando por aí....affff) e o Esforço Legal (fiscalização do trânsito).

Com Educação, Engenharia adequado e a Força da Lei já dá pra começar a brincar, ou seja, resolver os problemas de segurança no trânsito.

A merda toda, é que nós somos uns bostas nos 3 E's..... assim não dá, assim não pode.

Ainda existe um divisão de responsabilidades quando se fala em acidentes de trânsito. O problema de se implementar os 3E's é que demanda tempo. E tempo é um termo em extinção. O tempo que se passa, são os feriados que se repetem, as mortes que acontecem.
A fiscalização tem um efeito de curto prazo que pra nós seria extremamente benéfica. É por esse "E" que se deve começar para que os outros 2E's apareçam. Vamos começar com o Esforço da Lei. Chega de dirigir para os outros, cada um com seu carro, com suas responsabilidades. Chega dessa sensação de impunidade.

"Existem estradas no Brasil que são lamentáveis. Corremos riscos de vida só por trafegar nelas. Somos um país de dimensões continentais e as rodovias são fundamentais para a integração dos estados."

Nós continuamos a contruir estradas hoje, com tecnologia dos anos 60. Tudo bem, tem que avisar que a curva é perigosa, que tem trechos com problemas. O ideal é que não houvesse a curva perigosa, o ideal é que não houvesse problemas. Às vezes o governo ou o Estado quando faz: "Atenção Curva Perigosa". Isso é reconhecimento do estado de sua própria incompetência. E a incompetência de seus engenheiros.

Vocês já viram uma placa de trânsito que fica em estradas que tem umas pedrinhas caindo sobre um carro. Que raios significa aquilo? Qual a conduta esperada ao ver uma placa desse tipo?
Bote a mão no teto porque pedras vão cair sobre o capô do carro. afffffffffffffffff

Houve uma opção do governo brasileiro na década de 60 de priorizar o automóvel e a rodovia. E a responsabilidade sobre essa decisão não veio.

A Rodovia Fernão Dias foi considerada mais uma vez "A Rodovia mais perigosa". Minas Gerais tem a maior malha rodoviária do país e costuma concentrar o maior número de mortes em feriados. Tem também a Regis Bittencourt que é a Rodovia da Morte, mas a discussão é sempre a mesma.

É preciso reconstruir a infra-estrutura viária do país. E aquela operação Tapa Buraco? Não se tem condições de andar nem dentro das cidades, imagine nas rodovias.

Não tem sentido elevarmos as tecnologias dos carros e termos que andar a 60km por hora. Podemos retornas aos carros da década de 50 e estaria tudo ok.

A China está construindo muitas Autobahn's (estradas sem limite de velocidade ou com limites altos e altamente seguras) e aqui a gente fazendo um refresco de piche pra antes da eleição. kkkkkkkkkkkkk. Aqui as estradas novas têm os mesmos erros das antigas.

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