sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Abaixo as sacolas de plástico

Londres é mais uma grande cidade, junto com Paris e São Francisco, a tomar decisão em favor do ambiente

Depois de oitenta cidades a terem abolido na Inglaterra, chegou a hora de Londres dar adeus às danosas sacolas de plástico. Nos próximos quinze dias a Câmara dos Comuns votará o banimento. As lojas do país distribuem 13 bilhões delas por ano. Os consumidores serão alertados a usar sacolas de plástico reutilizáveis ou de pano.

A proibição deverá ser contestada por grandes redes de supermercado que preferem o encorajamento à coerção, diz o Independent. Mas será irresistível deter um movimento que já atinge locais tão diversos como Tasmânia e Tanzânia, e que este ano foram acrescidos por Paris e São Francisco. O movimento foi iniciado na Inglaterra depois que uma operadora de câmera da BBC viu filhotes de albatroz morrerem depois de comer sacolas de supermercado.

A revista Consumidor Moderno relata que uma sacola de algodão, com os dizeres “Eu Não Sou Uma Sacola de Plástico”, virou um enorme item de desejo de consumidores americanos após ser lançada por 15 dólares pela grife Anya Hundmarch.

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente do estado de São Paulo estuda medidas legais para promover a substituição gradual das sacolas de plástico por material durável. É esperado que o varejo tome iniciativas que promovam a minimização do uso de sacolas plásticas, além de orientar os clientes por meio de ações e campanhas. A Associação Paulista de Supermercados (APAS) já aderiu à campanha e está trabalhando para envolver todos os seus associados. Um deles, o pioneiro Pão de Açúcar, já possui sacolas reutilizáveis - mais de 80 mil unidades delas foram vendidas até o momento em todo o Brasil. Tomara que a moda pegue, diz a publicação. Tomara mesmo.

FONTE: http://www.revistadasemana.com.br/

Nenhum comentário: